A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação – APER, para além do Patrocínio Cientifico que concedeu, foi 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐫 no 5.º Congresso Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), numa 𝐦𝐞𝐬𝐚 𝐬𝐮𝐛𝐨𝐫𝐝𝐢𝐧𝐚𝐝𝐚 𝐚𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐚: “𝐂𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐨 𝐃𝐨𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐎𝐧𝐜𝐨𝐥ó𝐠𝐢𝐜𝐨; 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧ç𝐨𝐮 𝐞 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚 𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧ç𝐚𝐫”, 𝐫𝐞𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐬𝐞𝐮 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐁𝐞𝐥𝐦𝐢𝐫𝐨 𝐑𝐨𝐜𝐡𝐚, evento este, que se realizou no Porto, nos dias 17 e 18 de Novembro.
Nesta sua participação, a enfase foi na necessidade de existirem mais Enfermeiros de Reabilitação no exercício das suas funções e competências, mostrando que onde mais existem, os resultados são maior readaptação funcional, melhoria da mobilidade / força e redução da dor, com consequente melhoria da qualidade de vida.
Abordou ainda a inexistência/dificuldade no acesso a cuidados de reabilitação, a necessidade de mais e melhor Investigação e Literacia em Saúde, hábitos e estilos de vida saudáveis (com atividade/exercício físico …), acesso a Produtos de Apoio, assim como o apoio aos cuidadores, entre outros aspetos.
Uma palavra muito especial de 𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 à 𝐋𝐢𝐠𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨 𝐂𝐚𝐧𝐜𝐫𝐨, 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐬𝐞𝐮 (𝐥𝐨𝐧𝐠𝐨 𝐞 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨) 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨 𝐞 𝐝𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚çã𝐨, nesta área da Oncologia.