DIA MUNDIAL DA DPOC
No dia 20 de novembro de 2024, a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) celebrou o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) com uma Sessão de Educação e Rastreio em Saúde Respiratória, que teve lugar na Assembleia da República, com o objetivo de alertar e sensibilizar os nossos decisores, para a gravidade e impacto da DPOC.
Uma iniciativa da APER, em parceria com a Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD), e apoio da Assembleia da Republica.
A APER junta-se ao apoio internacional, a este Dia Mundial da DPOC: https://copdbatonpass.org/
A DPOC caracteriza-se por sintomas como limitação crónica do fluxo aéreo, dispneia (falta de ar), tosse, pieira e aumento da produção de expetoração, comprometendo a autonomia e a capacidade das pessoas para realizar atividades diárias. A reabilitação respiratória é uma medida não farmacológica que maior impacto tem na melhoria da qualidade de vida destes doentes.
O Enfermeiro de Reabilitação, como parte integrante de uma equipa multidisciplinar, assume um papel essencial na melhoria da qualidade de vida dos doentes. A sua intervenção abrange a reabilitação respiratória, o ensino, a capacitação para o autocontrolo do estado de saúde e doença. Os enfermeiros ajudam na criação de percursos integrados para estes doentes, alinhando-se com a recente reorganização dos cuidados de saúde em Portugal.